Temas Livres

O sistema estará disponível até 15 de maio de 2019.

 

1.ORIENTAÇÕES GERAIS

Das Regras para Digitação de Temas Livres

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

Delineamento - Indicar se o estudo trata de relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento;

Paciente ou Material - Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho;

Métodos - Descrever os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas;

Resultados - Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades;

Conclusões - Apenas as amparadas em dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica;

 

Do Envio

Os temas livres poderão ser submetidos somente através do sistema online e deverão ser enviados sob a forma de resumo.

Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor. No entanto, o autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

Limite de caracteres permitidos pelo sistema: aproximadamente 2500 – incluindo título e espaços. (Não será permitido o envio de imagens ou tabelas)

 

Da Seleção

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.
O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância; 
  • Delineamento; 
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado; 
  • Adequação do Texto, apresentação dos resultados e correlação com as conclusões.

A dinâmica do julgamento se dá da seguinte forma: 

  • Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de Temas livres de maneira cega quanto à autoria e instituição. 
  • Serão selecionados 03 (três) julgadores para cada TL, e cada um atribuirá 04 (quatro) notas (com base nos critérios acima citados), ou seja, cada tema livre receberá o total de 3 notas, e ao final será extraída a média e a consequente seleção ou não, do tema para apresentação.

Publicação - Os resumos selecionados serão reproduzidos e publicados no Portal da CMBA (www.cmba.org.br) na área do associado, mediante a autorização dos autores. Os trabalhos aprovados serão publicados exatamente como foram enviados (é terminantemente proibido qualquer tipo de inclusão, correção ou alteração nos TL’s recebidos).

Melhor Pôster – Durante apresentação dos resumos em forma de pôster, haverá arguição e julgamento por comissão previamente formada, através de notas quanto aos critérios de julgamento previamente descritos acima. O pôster que obtiver a maior média da soma das notas da primeira fase da seleção e a nota do dia da apresentação será considerado como o melhor pôster do congresso.

Empate: Em caso de empate entre os melhores TL’s e melhores pôsteres, o critério utilizado para desempate será a nota do critério originalidade e relevância. Ainda mantido empate, o segundo critério de desempate será a nota referente ao critério tratamento estatístico do material e método utilizado.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

PÔSTER – Apresentador afixará o seu pôster no início do dia da apresentação, devendo estar presente para a apresentação no horário estipulado pela comissão avaliadora.
Para este tipo de apresentação é obrigatório levar seu próprio material para afixação de seu pôster.

O pôster deverá ser preparado na vertical e possuir as seguintes dimensões:

  • Altura: 1,20 cm
  • Largura: 0,90 cm

Obs.: O 1º autor do tema livre aprovado que não comparecer para apresentá-lo, não enviar representante e nem justificar sua ausência não poderá ser 1º autor em temas livres durante 03 anos consecutivos. O apresentador deverá obrigatoriamente estar presente durante o período de exposição dos TL’s, e um membro da comissão julgadora fará a arguição de cada trabalho exposto.

CERTIFICADO: Será fornecido um certificado por trabalho aprovado, constando o nome de todos os autores e coautores do mesmo. Os demais autores que quiserem o certificado especifico poderão solicitar à organização.

 

Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:

EVENTIZE – Plataforma de submissão
Via Chat no próprio site
Telefone: (51) 3566-2432
E-mail: contato@eventize.com.br

 

Outras dúvidas:

ABEV Personalização e Inteligência em Eventos
Setor de Temas Livres
Telefone: (51) 3517-7918/3517-7919
E-mail: temaslivres@abev.com.br

 

 

SUBMETA SEU TRABALHO